terça-feira, 17 de outubro de 2017

Assédio Moral e Sexual no ambiente de trabalho são crimes


Inúmeros são os casos de assédio moral e sexual que ainda acontecem durante o expediente no ambiente de trabalho privado ou público, e não são denunciados.

Por falta de conhecimento ou medo de perder o emprego funcionários e colaboradores acabam engolindo a seco situações constrangedoras no dia a dia.

Em diversas vezes meus ouvidos receberam diversos relatos de pessoas que passaram por momentos de constrangimentos mora e sexual, vividos em conversas com seus líderes, supervisores, coordenadores, chefes de departamentos e até colegas de profissão que ainda insistem em cometer esse tipo de crime.

É preciso também, tomar muito cuidado com o excesso de liberdade que um subordinado passa ao seu líder. Isso em alguns caso “sem querer justificar”, pode tornar incentivo.

Empresas e repartições publicas devem se preocuparem mais com o assunto. Importante criar campanhas de conscientização, informação dos direitos pessoais de cada um e reciclar seus profissionais sobre o tema. Nunca é de mais, contratar especialistas para aplicar dinâmicas em seus gestores de pessoas, funcionários e colaboradores.

Um ambiente de trabalho que tem pessoas praticando ou sofrendo assédio moral ou sexual pode ter seu rendimento e produtividade afetados negativamente.

Aprenda a respeitar seus subordinados. Subordinados aprenda a ser respeitado. Cuidado com essa “doença”. Eu já sofri muito e sei como faz mal.

Assédio Moral
É a exposição de alguém a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

Assédio sexual
Pode ser definido como avanços de caracter sexual, não aceitáveis e não requeridos, favores sexuais ou contactos verbais ou físicos que criam uma atmosfera ofensiva e hostil. Pode também ser visto como uma forma de violência contra mulheres ou homens e também como tratamento discriminatório.


#blogdobarletta Silvio Barletta II Silvio Barletta