sábado, 31 de julho de 2010

Desafio da ISI na RNEST

Maior desafio da ISI na RNEST será a capacitação de seus profissionais


A obra da RNEST (Refinaria do Nordeste – Abreu e Lima) já começou e a ISI está atuando, inicialmente, em três contratos – Alusa, Consórcio RNEST – CONEST e Empresa Tomé Engenharia. A empresa e todos os outros empreendedores que já estão trabalhando na RNEST sabem que têm pela frente grandes desafios. Afinal, trata-se de uma obra grandiosa – a RNEST terá capacidade para processar 200 mil barris/dia de óleo pesado. A unidade foi projetada para maximizar a produção de diesel, que atingirá 70% do total refinado, ou 22,5 mil m3/d. O empreendimento ainda produzirá coque (15%), nafta (6%) e GLP (4%). O investimento divulgado pela Petrobras, ainda sujeito à revisão, é de US$ 4,05 bilhões.

O primeiro grande desafio já se manifestou: a capacitação dos profissionais que irão trabalhar na obra. “São duas categorias profissionais que precisamos identificar e treinar. Uma são as lideranças, que irão coordenar o trabalho. A outra são as pessoas que irão operar efetivamente os sistemas da ISI, os técnicos”, explica Eduardo Prado, que está à frente da obra. A ISI já dispõe de mais de 300 profissionais capacitados e parte desta equipe ajudará a compor a força de trabalho que irá atuar na RNEST. Porém, novos colaboradores serão contratados e treinados para complementar o quadro, de acordo com a necessidade de mão de obra do empreendimento.

Assim, por conta dos contratos da RNEST, a ISI abriu um escritório em Recife, onde possui um espaço para o treinamento dos técnicos que estão sendo pré selecionados e, após passarem pelo curso, poderão ser contratados para a obra. “Dividimos o treinamento em três etapas. Uma será a apresentação teórica do que é uma obra como a RNEST, suas necessidades e dificuldades, como ler uma planta, como entender uma obra, os personagens que integram o empreendimento, os procedimentos e ações etc. A segunda será a experiência em campo, quando os futuros profissionais poderão conhecer de perto o funcionamento de uma obra. Será a etapa de acompanhamento prático do que se falou. E, finalmente, o treinamento específico nos sistemas da ISI”, explica Prado.

A grande dificuldade de mão de obra especializada, segundo o diretor de Gestão de Contratos com Empresas Proprietárias da ISI, Joy Williams de Oliveira Matos, porque a RNEST está localizada numa região – município de Ipojuca – PE – que não tem tradição de grandes obras. “Na região de Pernambuco não há histórico de grandes empreendimentos na área de Petróleo. E, agora, com a RNEST, a localidade vai demandar um número grande de profissionais capacitados. Por isto, será preciso, além de trazer os profissionais já especializados da ISI de outras localidades do Brasil, formar essa mão de obra”, explica. E este é um problema que será enfrentado não apenas pela ISI. “Todas as empresas que estão trabalhando na obra da Refinaria estão encontrando essa dificuldade”, diz Joy Matos. “Só o Consórcio RNEST – CONEST tem previsão de contratar cerca de 7 mil pessoas e, desse total, entre 10 e 20% serão profissionais dentro do padrão que, nós, da ISI, também iremos precisar. A demanda é muito grande”, completa Eduardo Prado.

No escritório de Recife, serão formadas turmas de no máximo seis pessoas a cada treinamento. “Nossa mobilização vai acontecer com calma”, esclarece Prado. Porém, a expectativa é que, no auge da obra, a ISI conte com cerca de 100 profissionais, entre antigos e novos, já que outros contratos estão em negociação.

Fonte: http://www.isiengenharia.com.br/empresa/noticias/maior-desafio-da-isi-na-rnest-sera-a-capacitacao-de-seus-profissionais

3 comentários:

  1. Tem algum administrador Comos para o projeto RNEST?

    Esta sendo muito requisitado nos novos empreendimentos.

    alguém tem informação sobre isso?

    Carlos

    ResponderExcluir
  2. www.cooperaacao.com as ordens para profissionais que atuam em qualidade, inspeção e diligenciamento, contatos com Ivo Ogata fone 19-3278-2822 ou 25120222 - Campinas

    ResponderExcluir
  3. Sou Абрам Александр um empresário que conseguiu reviver seus negócios moribundos com a ajuda de um credor enviado por Deus conhecido como Benjamin Lee, o Consultor de Empréstimos. Sou residente em Yekaterinburg Екатеринбург. Bem, você está tentando iniciar um negócio, liquidar sua dívida, expandir a sua já existente, precisar de dinheiro para comprar suprimentos. Você está tendo problemas para tentar garantir uma boa facilidade de crédito? Quero que saiba que o Sr. Benjamin o ajudará. É o lugar certo para você resolver todos os seus problemas financeiros, porque sou um testemunho vivo e não posso guardar isso para mim quando os outros estão procurando uma maneira de ser financeiramente elevado. Quero que todos entrem em contato com esse credor enviado por Deus usando os detalhes como indicado em outros para participar desta grande oportunidade. E-mail: lfdsloans@outlook.com Ou WhatsApp / Texto 1-989-394-3740.

    ResponderExcluir